Martín sobra na Tailândia e vence corrida sprint da MotoGP. Bagnaia sofre e é 7º

Jorge Martín foi avassalador na corrida sprint da MotoGP na Tailândia e venceu sem grandes esforços, com Brad Binder e Luca Marini terminando no pódio. A prova de Francesco Baganaia, por outro lado, não foi das mais fáceis

Jorge Martín simplesmente não deu chances para os rivais. De ponta a ponta, o piloto da Pramac largou na primeira posição, manteve o posto na largada e desapareceu na frente dos concorrentes para vencer a corrida sprint da MotoGP na Tailândia. Com o resultado, encostou em Francesco Bagnaia, líder do campeonato.

O pódio em Buriram ainda contou com Brad Binder em segundo e Luca Marini em terceiro, após intensa briga dos dois no meio da prova. Marc Márquez foi o quarto colocado, seguido por Aleix Espargaró e Marco Bezzecchi.

Líder do certame, Pecco Bagnaia largou mal e precisou de uma modesta prova de recuperação para terminar em sétimo, vendo a vantagem na tabela de pontos cair para 18 pontos. Álex Márquez, Johann Zarco e Jack Miller fecharam o top-10.

MotoGP volta a acelerar ainda neste domingo (29), a partir de 5h (de Brasília), com o GP da Tailândia, no circuito de Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Jorge Martín ficou com a pole em Buriram (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi a corrida sprint da MotoGP na Tailândia:

A sprint em Buriram contou novamente com altas temperaturas, apesar de nuvens presentes no céu. Os termômetros marcavam 33ºC no ar e 47ºC na pista, além de ventos leves na casa de 7 km/h e umidade relativa de 58%.

Quase todos os pilotos da MotoGP largaram com pneus médios nas motos. A única exceção foi Jack Miller, largando com pneu duro na traseira.

A largada viu Luca Marini partir bem, mas Jorge Martín se posicionou bem na primeira curva e manteve a liderança. Mais atrás, Francesco Bagnaia caiu de sexto para nono e ainda precisou se defender de Fabio Quartararo.

A largada da prova sprint em Buriram (Vídeo: MotoGP)

Brad Binder mostrou bom ritmo no começo, passou Aleix Espargaró e subiu para a terceira posição. Marco Bezzecchi foi mal e caiu para sétimo, sendo ultrapassado por Álex Márquez, mas o italiano rapidamente deu o troco.

No fim do pelotão, Takaaki Nakagami caiu na última curva do circuito, mas conseguiu voltar para a prova.

Martín começou a abrir vantagem e já chegou a 0s8 no início da quarta volta, enquanto Marini sofria pressão de Binder.

Álex Márquez e Zarco perderam tempo em uma disputa particular. Com isso, Bagnaia se aproveitou da confusão e ultrapassou a dupla de uma só vez na reta principal.

Bagnaia foi oportunista e passou dois pilotos de uma só vez (Vídeo: MotoGP)

Enquanto isso, vários pilotos receberam advertências por exceder limites de pista, como Zarco, Quartararo, Fabio Di Giannantonio e Jack Miller.

Na liderança, Martín chegou a 1s5 de vantagem. Mais atrás, Binder passou Marini, mas levou o troco na curva seguinte, deixando o espanhol ainda mais confortável na frente.

Na volta 7, Augusto Fernández foi ao solo na curva 12. Ao mesmo tempo, Bagnaia foi advertido pelos comissários por conta dos limites de pista.

A oitava volta começou com Binder mergulhando por dentro e ultrapassando Marini, tomando de vez a segunda colocação. A dupla, porém, começou a sofrer com as ameaças de Aleix Espargaró.

Marc Márquez deu show na corrida sprint da Tailândia (Vídeo: MotoGP)

A intensa batalha pelo pódio fez com que se formasse um enorme pelotão entre o segundo e o sétimo lugares, de Binder a Bagnaia. Todos separados por alguns poucos décimos.

A 4 voltas para o fim, Fabio Di Giannantonio foi para os boxes e recolheu a moto, abandonando a disputa. O mesmo giro ainda viu Marc Márquez passar Bezzecchi e tomar o quinto lugar.

Na frente, Martín tirou o pé e permitiu uma aproximação de Binder, que avançou acompanhado de Marini. Mais atrás, Espargaró e Márquez brigavam pelo quarto lugar, com o piloto da Honda levando a melhor.

Depois de uma largada ruim, o dia de Maverick Viñales piorou ainda mais por conta de uma punição por exceder os limites de pista.

No fim, Martín levou a bandeira quadriculada em primeiro, com Binder e Marini fechando o pódio. Márquez ainda passou Espargaró na última curva, mas Bagnaia não repetiu a manobra e ficou atrás de Bezzecchi, em sétimo.

MotoGP 2023, GP da Tailândia, Buriram, Corrida sprint:

1J MARTÍNPramac Ducati13 voltas
2B BINDERKTM+ 0.933
3L MARINIVR46+ 1.841
4M MÁRQUEZHonda+ 3.503
5A ESPARGARÓAprilia+ 3.581
6M BEZZECCHIVR46+ 4.029
7F BAGNAIADucati+ 4.121
8Á MÁRQUEZGresini Ducati+ 6.727
9J ZARCOPramac Ducati+ 7.323
10J MILLERKTM+ 9.240
11F QUARTARAROYamaha+ 9.339
12J MIRHonda+ 10.356
13E BASTIANINIDucati+ 12.312
14R FERNÁNDEZRNF Aprilia+ 15.390
15F MORBIDELLIYamaha+ 15.535
16P ESPARGARÓGasGas+ 15.644
17M OLIVEIRARNF Aprilia+ 17.753
18M VIÑALESAprilia+ 22.675
19T NAKAGAMILCR Honda+ 37.854
20F DI GIANNANTONIOGresini DucatiAbandonou
21A FERNÁNDEZGasGasAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.